A PROPORÇÃO E A PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA EJA.

Autores

  • Josenaide Santos Palma Nascimento UESC - Universidade Estadual Santa Cruz
  • Sandra Maria Pinto Magina UESC - Universidade Estadual Santa Cruz
  • Jonas Jesus Oliveira UESC - Universidade Estadual Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p40-60

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a concepção de proporcionalidade, apresentada por uma professora de Matemática da EJA, considerando a livre elaboração e resolução de seis problemas sobre o conteúdo. O estudo interessa-se por identificar a compreensão dessa professora sobre o tema, sem perder de vista que se trata apenas de um retrato, um momento, dela. Acreditamos que subjaz em seu proceder sua concepção de ensino sobre a proporcionalidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso. No tocante à resolução dos problemas, observou-se que a professora valida apenas a utilização da regra de três, mesmo quando implicitamente fez uso de outros procedimentos, como o escalar multiplicativo. Chama a atenção, ainda, a ausência de referentes em algumas respostas, o uso de unidades distintas para uma mesma grandeza, não explicitação da operação utilizada, denotando um “descuido” em sua elaboração e uma “despreocupação” na resolução e/ou apresentação das respostas.

Palavras chave: Educação Matemática; Concepção de Ensino; EJA e Proporção Simples.

 

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Santos Palma Nascimento, J., Pinto Magina, S. M., & Jesus Oliveira, J. (2023). A PROPORÇÃO E A PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA EJA. Revista Dynamis, 29(2), 40–60. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p40-60

Edição

Seção

Artigos