NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Elisângela Silva Pinto Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto
  • Márcia Blandina Aparecida de Oliveira Pedrosa Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p91-108

Resumo

A nanociência e a nanotecnologia estão cada vez mais presentes em avanços tecnológicos na atualidade e são pesquisados em várias áreas do conhecimento, como Biologia, Física, Química, Medicina e Engenharias. Porém, na maioria das vezes esses conteúdos não são trabalhados no Ensino Médio. O presente trabalho tem como foco produzir materiais sobre conteúdos de nanociência e nanotecnologia para introdução desses conceitos no Ensino Médio no contexto do ensino remoto. Foi preparada uma cartilha sobre conceitos e aplicações da nanociência e nanotecnologia, além de uma sequência didática com entrevistas, vídeos, jogos e simulações. O material produzido e selecionado foi trabalhado com turmas de 1º ano do ensino médio integrado ao técnico de uma escola pública federal. Observou-se que as atividades propostas para o ensino de nanociência e nanotecnologia no ensino médio contribuíram para a introdução de novos conceitos de forma significativa e instigaram a curiosidade e interesse de muitos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Silva Pinto, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).

Márcia Blandina Aparecida de Oliveira Pedrosa, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Licenciatura em Geografia–IFMG

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Pinto, E. S., & Pedrosa, M. B. A. de O. (2023). NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Revista Dynamis, 29(1), 91–108. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p91-108

Edição

Seção

Relatos de experiências