METACOGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2000 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p188-207

Resumo

A partir das transformações acarretadas pelas tecnologias na educação, torna-se imprescindível refletir sobre o que se aprende. Portanto, a questão deste estudo centrou-se em: qual o atual panorama e estrutura conceitual das publicações científicas inseridas na temática metacognição e tecnologias digitais no ensino de ciências? O objetivo visou identificar as principais abordagens adotadas no campo da metacognição e tecnologias digitais no ensino de ciências, partindo da análise bibliométrica no recorte de 2000-2020. Para tanto, utilizou-se a base de dados Web of Science e, obtiveram-se 97 artigos, investigados sob análise descritiva e relacional. Identificaram-se quatro abordagens: estratégias metacognitivas, autorregulação, projetos e experiências e, intervenção. Verificou-se a tendência na produção de pesquisas mistas e empíricas. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento quanto ao desenvolvimento científico no contexto da metacognição e das tecnologias digitais no ensino de ciências, bem como levantar lacunas que permitam a abertura de espaços para futuras discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Stephany Magalhães Machado, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas (2018) e especialista em Microbiologia Clínica (2020) pela Universidade Positivo. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Também é integrante do Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - NuDPEQ/UNILA. Possui experiência na área de Biologia, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia nos temas relacionados à Metacognição, ao Feedback e às Tecnologias Digitais.

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ensino das Ciências pela UFRPE. Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), docente do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) da UNILA.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Machado, M. S. M., & Cleophas, M. das G. (2022). METACOGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2000 A 2020. Revista Dynamis, 28(2), 188–207. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p188-207

Edição

Seção

Artigos