METACOGNIÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO PERÍODO DE 2000 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p188-207Abstract
A partir das transformações acarretadas pelas tecnologias na educação, torna-se imprescindível refletir sobre o que se aprende. Portanto, a questão deste estudo centrou-se em: qual o atual panorama e estrutura conceitual das publicações científicas inseridas na temática metacognição e tecnologias digitais no ensino de ciências? O objetivo visou identificar as principais abordagens adotadas no campo da metacognição e tecnologias digitais no ensino de ciências, partindo da análise bibliométrica no recorte de 2000-2020. Para tanto, utilizou-se a base de dados Web of Science e, obtiveram-se 97 artigos, investigados sob análise descritiva e relacional. Identificaram-se quatro abordagens: estratégias metacognitivas, autorregulação, projetos e experiências e, intervenção. Verificou-se a tendência na produção de pesquisas mistas e empíricas. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento quanto ao desenvolvimento científico no contexto da metacognição e das tecnologias digitais no ensino de ciências, bem como levantar lacunas que permitam a abertura de espaços para futuras discussões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.