DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p133-151Resumo
Com o avanço dos estudos voltados para o processo de aprendizagem, o livro didático passou a não ser mais o único recurso a ser utilizado, sendo consideradas as estratégias diferenciadas como um eficiente instrumento educacional. Este estudo buscou analisar a presença de diferentes estratégias pedagógicas nos livros didáticos de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados obtidos observou que as três coleções de livros do aluno e duas coleções dos livros de professores apresentaram estratégias práticas como as principais sugestões de atividades diferenciadas. Já a terceira coleção do professor apresentou, majoritariamente, atividades audiovisuais. As estratégias auditivas foram as menos abordadas em todas as coleções. Apesar das três coleções analisadas terem sido aprovadas pelo PNLD 2020, foi possível perceber a grande divergência entre as coleções quanto à disponibilização e incentivo de diferentes estratégias didáticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-09-30
Como Citar
Séllos Rodrigues, A., & Diniz Monteiro de Barros, M. (2022). DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 28(2), 133–151. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p133-151
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.