DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p133-151

Resumen

Com o avanço dos estudos voltados para o processo de aprendizagem, o livro didático passou a não ser mais o único recurso a ser utilizado, sendo consideradas as estratégias diferenciadas como um eficiente instrumento educacional. Este estudo buscou analisar a presença de diferentes estratégias pedagógicas nos livros didáticos de Ciências das séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A partir dos resultados obtidos observou que as três coleções de livros do aluno e duas coleções dos livros de professores apresentaram estratégias práticas como as principais sugestões de atividades diferenciadas. Já a terceira coleção do professor apresentou, majoritariamente, atividades audiovisuais. As estratégias auditivas foram as menos abordadas em todas as coleções. Apesar das três coleções analisadas terem sido aprovadas pelo PNLD 2020, foi possível perceber a grande divergência entre as coleções quanto à disponibilização e incentivo de diferentes estratégias didáticas.

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Biografía del autor/a

Amanda Séllos Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Graduada em Ciências Biológicas (PUC-MG), Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (PUC-MG) e Mestre em Ensino de Ciências (UFOP). Atualmente é doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz) e professora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Neurociência e Educação: bases Neurofisiológicas da aprendizagem e Ensino de Ciências e Biologia da PUC Minas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e produção de materiais e jogos didáticos

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Fiocruz; PUC Minas; UEMG

possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2014) e Pós-Doutorados em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (2016 e 2018). Foi professor, de 1998 a 2004, das disciplinas Ciências - para o Ensino Fundamental, e Biologia - para o Ensino Médio, na Rede Particular de Ensino em Belo Horizonte. Trabalha, como Professor Adjunto IV, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, associado ao Departamento de Ciências Biológicas; é Coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Professor dos cursos de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Microbiologia e Neurociência & Educação, ofertados pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participa como Pesquisador dos Grupos de Pesquisa intitulados (Ciência, Arte, Saúde e Alegria: Cultura e Desenvolvimento) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz e (Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde) da Universidade do Estado de Minas Gerais. Recebeu o Prêmio de Teses Alexandre Peixoto, do Instituto Oswaldo Cruz, em 2015 (pela originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do país; e pelo valor agregado pela pesquisa ao sistema educacional) e o Prêmio Special Tribute, em 2020 (que premia as melhores práticas em educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança, preparando o ser humano para ideias de inovação que valorizam a vida e impactam a sociedade). É credenciado como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - PG-EBS (nota 6 na Avaliação Quadrienal da CAPES, em 2017) do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), como Professor, lecionando a disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Aprovado em primeiro lugar em concurso público para a Universidade do Estado de Minas Gerais - Edital SEPLAG / UEMG nº 08/2014, vaga nº 165 (UM1074): Ciências da Natureza na Educação Infantil e em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (40 horas, sem dedicação exclusiva). Belo Horizonte - Unidade: Faculdade de Educação.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Séllos Rodrigues, A., & Diniz Monteiro de Barros, M. (2022). DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA PRESENÇA DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 28(2), 133–151. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p133-151