AS CONCEPÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS) EM FORMAÇÃO INICIAL / CONCEPTIONS ABOUT CURRICULUM OF (BIOLOGICAL) SCIENCE TEACHERS IN INITTIAL TRANING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p175-193Palavras-chave:
, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Teorias Curriculares.Resumo
: Indagar acerca de “o que é currículo?”, entre os professores em formação inicial pode aspergir na proposição e estruturação do currículo em ação (na escola). O presente artigo buscou compreender as concepções de professores de Ciências sobre o currículo e o respectivo movimento destas concepções na formação de novos professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo documental, utilizando as teorias curriculares: Tradicional, Crítica e Pós-Crítica, incorporadas à escrita dos licenciandos, em indagações realizadas em três momentos em um movimento discursivo-conceitual-reflexivo-formativo. Desta maneira, as percepções dos licenciandos se enquadram em mais de uma perspectiva, como indicado nas proporções tradicional (ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, planejamento, conteúdo), crítica (ideologia, classe social, capitalismo, relações sociais de produção e poder), pós- crítica (identidade, alteridade, diferença, representação, cultura, multiculturalismo): na primeira escrita prevaleceu a perspectiva crítica (29:31), seguida da tradicional (16:31) e pós-crítica (5:31); na segunda é possível observar um aumento de concepções que integram, ambas, a tradicional (23:31), seguida da crítica (15:31) e da pós-crítica (9:31); na última escrita foi possível identificar um equilíbrio entre as concepções, como a tradicional (13:31), a crítica (21:31) e a pós-crítica (15:31). Ao findarmos essa pesquisa, concluímos que investigar as concepções de licenciandos possui um efeito-causa de reflexão sobre o significado de currículo e contribui para a formação de novos professores na área e, quiçá, no futuro para dimensionar o que seja um currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.