AS CONCEPÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS) EM FORMAÇÃO INICIAL / CONCEPTIONS ABOUT CURRICULUM OF (BIOLOGICAL) SCIENCE TEACHERS IN INITTIAL TRANING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p175-193

Keywords:

, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Teorias Curriculares.

Abstract

: Indagar acerca de “o que é currículo?”, entre os professores em formação inicial pode aspergir na proposição e estruturação do currículo em ação (na escola). O presente artigo buscou compreender as concepções de professores de Ciências sobre o currículo e o respectivo movimento destas concepções na formação de novos professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo documental, utilizando as teorias curriculares: Tradicional, Crítica e Pós-Crítica, incorporadas à escrita dos licenciandos, em indagações realizadas em três momentos em um movimento discursivo-conceitual-reflexivo-formativo. Desta maneira, as percepções dos licenciandos se enquadram em mais de uma perspectiva, como indicado nas proporções tradicional (ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, planejamento, conteúdo), crítica (ideologia, classe social, capitalismo, relações sociais de produção e poder), pós- crítica (identidade, alteridade, diferença, representação, cultura, multiculturalismo): na primeira escrita prevaleceu a perspectiva crítica (29:31), seguida da tradicional (16:31) e pós-crítica (5:31); na segunda é possível observar um aumento de concepções que integram, ambas, a tradicional (23:31), seguida da crítica (15:31) e da pós-crítica (9:31); na última escrita foi possível identificar um equilíbrio entre as concepções, como a tradicional (13:31), a crítica (21:31) e a pós-crítica (15:31). Ao findarmos essa pesquisa, concluímos que investigar as concepções de licenciandos possui um efeito-causa de reflexão sobre o significado de currículo e contribui para a formação de novos professores na área e, quiçá, no futuro para dimensionar o que seja um currículo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleiton Edmundo Baumgratz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Licenciatura em Ciência Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE). Tem pesquisado sobre formação de professores, ensino de ciências, currículo e livro didático. É participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) - UFFS, Cerro Largo/RS.

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), sócia da SBEnBio, editora da área de Ensino de Biologia da Revista Insignare Scientia (RIS) e parecerista de periódicos da área de ensino. Atua nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, currículo, experimentação e livro didático.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor geral da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Published

2021-09-29

How to Cite

Baumgratz, C. E., Hermel, E. do E. S., & Güllich, R. I. da C. (2021). AS CONCEPÇÕES SOBRE CURRÍCULO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLÓGICAS) EM FORMAÇÃO INICIAL / CONCEPTIONS ABOUT CURRICULUM OF (BIOLOGICAL) SCIENCE TEACHERS IN INITTIAL TRANING. Revista Dynamis, 27(2), 175–193. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p175-193