CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROPOSTA DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DA ISOMERIA ORGÂNICA A PARTIR DO CONTEXTO DA TALIDOMIDA / A PROPOSAL FOR THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL APPROACH OF ISOMERIA CONTENT IN ORGANIC CHEMISTRY USING A PROBLEM SITUATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p20-42

Palabras clave:

situação-problema, história da química, isomeria, texto de divulgação científica/ problem situation, history of chemistry, isomerism, text of scientific dissemination, atd

Resumen

Neste trabalho, buscamos reunir a abordagem conceitual e histórica do conteúdo de isomeria na química orgânica na elaboração de uma Situação-Problema e um Texto de Divulgação Científica, como parte do sistema de recursos. Na elaboração destes buscamos envolver as questões sócio-históricas e éticas do consumo da talidomida por gestantes. A elaboração se deu a partir da realização da Análise Textual Discursiva em que foram seguidas as três etapas propostas, desmontagem dos textos, estabelecimento de relações e captando um novo emergente a fim de compreender as concepções de alunos do 3° do Ensino Médio de uma escola estadual de Pernambuco sobre a temática, sendo então possível o desenvolvimento de materiais didáticos que possam atender tais concepções e propiciar reflexões sobre as questões escolhidas por nós. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maiara Saviane Carvalho Diniz Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Química pela UFRPE, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CAA/UFPE).

Flávia Cristiane Vieira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Química, Mestre e Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professora da área de Ensino de Química no Curso de Licenciatura em Química da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) - UFRPE.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Silva, M. S. C. D., & Silva, F. C. V. da. (2021). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROPOSTA DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DA ISOMERIA ORGÂNICA A PARTIR DO CONTEXTO DA TALIDOMIDA / A PROPOSAL FOR THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL APPROACH OF ISOMERIA CONTENT IN ORGANIC CHEMISTRY USING A PROBLEM SITUATION. Revista Dynamis, 27(2), 20–42. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p20-42