CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROPOSTA DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA A ABORDAGEM DA ISOMERIA ORGÂNICA A PARTIR DO CONTEXTO DA TALIDOMIDA / A PROPOSAL FOR THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL APPROACH OF ISOMERIA CONTENT IN ORGANIC CHEMISTRY USING A PROBLEM SITUATION
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p20-42Keywords:
situação-problema, história da química, isomeria, texto de divulgação científica/ problem situation, history of chemistry, isomerism, text of scientific dissemination, atdAbstract
Neste trabalho, buscamos reunir a abordagem conceitual e histórica do conteúdo de isomeria na química orgânica na elaboração de uma Situação-Problema e um Texto de Divulgação Científica, como parte do sistema de recursos. Na elaboração destes buscamos envolver as questões sócio-históricas e éticas do consumo da talidomida por gestantes. A elaboração se deu a partir da realização da Análise Textual Discursiva em que foram seguidas as três etapas propostas, desmontagem dos textos, estabelecimento de relações e captando um novo emergente a fim de compreender as concepções de alunos do 3° do Ensino Médio de uma escola estadual de Pernambuco sobre a temática, sendo então possível o desenvolvimento de materiais didáticos que possam atender tais concepções e propiciar reflexões sobre as questões escolhidas por nós.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.