DO CONHECIMENTO SOBRE O ÁTOMO AO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE ESPECTROSCOPIA E MODELOS / FROM KNOWLEDGE ABOUT THE ATOM TO KNOWLEDGE OF THE UNIVERSE: CONTRIBUTIONS OF A METANARRATIVE FOR LEARNING ABOUT SCIENCES

Autores/as

  • Marivaldo Parma Escola de Educação Básica Dr Tufi Dippe
  • Alex Bellucco Universidade do Estado e Santa Catarina (UDESC)
  • Mário Heleno Calegari Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p153-176

Palabras clave:

Ensino de física moderna e contemporânea, modelos atômicos, espectroscopia.

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática sobre física moderna voltada ao Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tínhamos como meta-narrativa discutir como as descobertas da física moderna, sobre átomos e radiações, permitiram uma compreensão maior do universo. Tecemos considerações sobre a elaboração e aplicação da proposta, que adaptou diferentes metodologias e materiais para a construção de suas atividades – desde o ensino por investigação até o material desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricular (NUPIC). Por último, apresentamos também alguns resultados preliminares obtidos por meio de questionários, planejados para cada etapa de ensino, na aplicação da sequência em turmas de terceiro ano do ensino médio, da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Apesar das dificuldades conceituais e matemáticas apresentadas pelos estudantes, percebemos ganhos em aprendizagem sobre ciências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marivaldo Parma, Escola de Educação Básica Dr Tufi Dippe

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997), graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em ciências, currículo e metodologia de pesquisa.

Alex Bellucco, Universidade do Estado e Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, linguagens, ensino de ciências, argumentação e matemática.

Mário Heleno Calegari, Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco

Licenciado em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre
em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC. Doutorando em Engenharia de Materiais pela UDESC. Professor de Fisica/Robótica de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da rede privada. 

Publicado

2020-10-01

Cómo citar

Parma, M., Bellucco, A., & Calegari, M. H. (2020). DO CONHECIMENTO SOBRE O ÁTOMO AO CONHECIMENTO SOBRE O UNIVERSO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE ESPECTROSCOPIA E MODELOS / FROM KNOWLEDGE ABOUT THE ATOM TO KNOWLEDGE OF THE UNIVERSE: CONTRIBUTIONS OF A METANARRATIVE FOR LEARNING ABOUT SCIENCES. Revista Dynamis, 26(2), 153–176. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p153-176

Número

Sección

Relatos de experiências