A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Educação Inclusiva, Surdez.

Resumen

Neste artigo analisamos a inclusão de surdos nas aulas de Matemática por meio das relações estabelecidas na tríade “professora, estudante surdo e Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (TILS). O estudo foi desenvolvido em duas turmas, 7o e 9o anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública da Bahia. Tratou-se de uma investigação qualitativa desenvolvida, na qual se analisou a relação entre os elementos da tríade acima mencionada. Para coletar os dados, foram observadas oito aulas de Matemática, com registro em diário de campo, e entrevistas com cada componente da tríade. Os resultados apontam que a relação da tríade nas aulas de Matemática não se estabeleceu, uma vez que nem todos os vértices estiveram conectados. O TILS foi o protagonista do ensino, o vértice mais firme na tríade, fato que tornou frágil a educação dos surdos no contexto inclusivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Salvador Cardoso Silva Muniz

Professor de Matemática. Mestre em Educação Matemática.

Jurema Lindote Botelho Peixoto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta do departamento de ciências exatas e tecnológicas e do mestrado em educação em ciências e matemática da universidade estadual de Santa Cruz

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora adjunta do departamento de ciências exatas e tecnológicas e do e do mestrado em educação em ciências e matemática da universidade estadual de Santa Cruz.

Publicado

2020-10-01

Cómo citar

Muniz, S. C. S., Peixoto, J. L. B., & Magina, S. M. P. (2020). A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS NA TRÍADE PROFESSORA-INTÉRPRETE-SURDO / THE INCLUSION OF DEAF PEOPLE ON MATH CLASSES: PEDAGOGICAL ANALYSES OF THE TRIAD RELATION TEACHER - INTERPRETER - DEAF STUDENT. Revista Dynamis, 26(2), 23–39. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p23-39