APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo, Construção dos Saberes Docentes, Licenciatura em Física.

Resumen

Este artigo analisa dados decorrentes de um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física, ofertados por instituições públicas de Santa Catarina. Com base nos saberes docentes e em documentos legais foram definidas dimensões e categorias de análise para a pesquisa. Projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas pedagógicas de Física e Estágios Supervisionados foram submetidos à análise documental. Foram aplicados questionários e entrevistas com docentes formadores e licenciandos de seis instituições. A Aprendizagem Significativa não foi objeto de análise da pesquisa, mas emergiu nos dados das entrevistas aplicadas com doze licenciandos, vinculada a componentes do Pedagogical Content Knowledge (PCK), utilizado como categoria de análise nas dimensões pedagógica e prática. Apresentam-se resultados derivados do estudo com os seguintes objetivos: a) classificar a presença da Aprendizagem Significativa em implícita e explícita e b) relacionar a Aprendizagem Significativa com o PCK.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angelisa Benetti Clebsch, Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul

Professora de Física no Instituto Federal Catarinense com atuação no ensino médio e formação de professores.

Área: Ensino de Física

Linha de pesquisa: formação de professores

José de Pinho Alves Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação/Ensino de Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividades Experimentais, Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT). Interdisciplinaridade - Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; Didática das Ciências e Avaliação de Sistemas Educativos.

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

Clebsch, A. B., & Alves Filho, J. de P. (2019). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS. Revista Dynamis, 25(3), 165–180. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180