APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM FÍSICA / MEANINGFUL LEARNING AND CONSTRUCTION OF TEACHING KNOWLEDGE IN DEGREE IN PHYSICS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p165-180Keywords:
Aprendizagem Significativa, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo, Construção dos Saberes Docentes, Licenciatura em Física.Abstract
Este artigo analisa dados decorrentes de um estudo que envolveu os cursos de Licenciatura em Física, ofertados por instituições públicas de Santa Catarina. Com base nos saberes docentes e em documentos legais foram definidas dimensões e categorias de análise para a pesquisa. Projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas pedagógicas de Física e Estágios Supervisionados foram submetidos à análise documental. Foram aplicados questionários e entrevistas com docentes formadores e licenciandos de seis instituições. A Aprendizagem Significativa não foi objeto de análise da pesquisa, mas emergiu nos dados das entrevistas aplicadas com doze licenciandos, vinculada a componentes do Pedagogical Content Knowledge (PCK), utilizado como categoria de análise nas dimensões pedagógica e prática. Apresentam-se resultados derivados do estudo com os seguintes objetivos: a) classificar a presença da Aprendizagem Significativa em implícita e explícita e b) relacionar a Aprendizagem Significativa com o PCK.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.