APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA: ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO / MEANINGFUL LEARNING: ANALYSIS OF CONCEPTUAL MAPS FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF RADIATION
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p39-60Palabras clave:
Ensino, Física, Radiação, Aprendizagem Significativa.Resumen
O trabalho apresenta resultados de uma análise de mapas mentais e conceituais, que teve por objetivo investigar as representações sociais compartilhadas por estudantes do ensino médio de uma escola pública sobre o tema Radiação e os possíveis indícios de aprendizagem significativa. Tal análise se deu a partir de mapas mentais e conceituais e textos explicativos elaborados pelos alunos, quando da implementação de três Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS. Os mapas e textos foram desenvolvidos por estudantes em diferentes passos sequenciais das UEPS. A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem dos conceitos de Radiação, agregando as ideias do senso comum aos conceitos científicos estudados sobre o tema. Os resultados expressam a diversidade nas representações dos estudantes no mapa mental, mesclando elementos do senso comum com elementos, mesmo que superficiais, do conhecimento científico e apresentam indícios de aprendizagem significativa ao final da implementação das três UEPS.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.