CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES

Autores/as

  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau (FURB) http://orcid.org/0000-0003-0037-3651
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Douglas Ropelato Escola Municipal Padre Martinho Stein / Lab. Informática

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Metodologia Ativa, Ambiente Multirreferencial, Robótica Educacional Livre.

Resumen

Este trabalho apresenta a metodologia EPECREL como uma estratégia na superação de concepções empíricas e como informações relevantes e inclusivas foram incorporadas. A teoria de assimilação de Ausubel é usada no desenvolvimento da uma metodologia ativa designada por “Ensino do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educativa Livre – EPECREL”. São apresentados resultados do projeto de pesquisa-ação, no qual foi criado um Clube de Tecnologia como motivação para a aprendizagem de conceitos de ciências e tecnologias. A estratégia ativa tem potencial de auxiliou no processo de interação cognitiva dentro de um ambiente social colaborativo, o aprendente assumi responsabilidades, argumenta e trabalha coletivamente entre outras ações e que permitem que novos conceitos sejam assimilados. Neste sentido reforça-se a ideia de que a motivação do aprendente e a sua disposição na construção dos artefatos tecnológicos são partes fundamentais no desenvolvimento de habilidades e para a ocorrência de uma Aprendizagem Significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elcio Schuhmacher, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor lotado no Departamento de Física, trabalha no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Area de interesse em Ensino de Física.

Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Departamento Computação, Palhoça, SC

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

Schuhmacher, E., Schuhmacher, V. R. N., & Ropelato, D. (2019). CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES. Revista Dynamis, 25(3), 38–51. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51