CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51Keywords:
Aprendizagem Significativa, Metodologia Ativa, Ambiente Multirreferencial, Robótica Educacional Livre.Abstract
Este trabalho apresenta a metodologia EPECREL como uma estratégia na superação de concepções empíricas e como informações relevantes e inclusivas foram incorporadas. A teoria de assimilação de Ausubel é usada no desenvolvimento da uma metodologia ativa designada por “Ensino do Pensamento Computacional por meio da Robótica Educativa Livre – EPECREL”. São apresentados resultados do projeto de pesquisa-ação, no qual foi criado um Clube de Tecnologia como motivação para a aprendizagem de conceitos de ciências e tecnologias. A estratégia ativa tem potencial de auxiliou no processo de interação cognitiva dentro de um ambiente social colaborativo, o aprendente assumi responsabilidades, argumenta e trabalha coletivamente entre outras ações e que permitem que novos conceitos sejam assimilados. Neste sentido reforça-se a ideia de que a motivação do aprendente e a sua disposição na construção dos artefatos tecnológicos são partes fundamentais no desenvolvimento de habilidades e para a ocorrência de uma Aprendizagem Significativa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-11-04
How to Cite
Schuhmacher, E., Schuhmacher, V. R. N., & Ropelato, D. (2019). CLUBE DE TECNOLOGIA COMO AMBIENTE MULTIRREFERENCIAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS / TECHNOLOGY CLUB AS A MULTI-REFERENCE ENVIRONMENT FOR SIGNIFICANT LEARNING OF SCIENCES AND TECHNOLOGIES. Revista Dynamis, 25(3), 38–51. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p38-51
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.