MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL

Autores/as

  • Elhane de Fatima Fritsch Cararo UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste SEED - Secretaria de Estado da Educação http://orcid.org/0000-0002-3672-5711
  • Rodolfo Eduardo Vertuan UTFPR - Universidade Tecnológica do estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121

Palabras clave:

Educação Matemática. Prática Pedagógica. Recursos naturais.

Resumen

O texto relata uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A atividade teve como problema: Há economia de energia elétrica com o horário de verão? Em caso afirmativo, quanta energia elétrica podemos estimar que o município de Francisco Beltrão poderá economizar no período do horário de verão 2017/2018? Para a resolução do problema, os alunos, em pequenos grupos, se utilizaram de diversas ferramentas de pesquisa e softwares para realizar os cálculos e apresentar os resultados. A exposição das soluções para o problema se deu por meio de seminário. Os resultados foram diferentes para cada grupo devido aos seus contextos, no entanto, a discussão propiciada pelo tema gerou preocupações com os recursos naturais e uma conscientização de que é possível economizar energia elétrica a partir de atitudes conscientes no dia a dia. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elhane de Fatima Fritsch Cararo, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste SEED - Secretaria de Estado da Educação

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, na Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Ensino da Matemática (FACEPAL) e em Educação Especial/Deficiência Intelectual (FAMPER). Licenciada em Ciências Habilitação em Matemática (FACEPAL). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática - FOPECIM, na Linha de Pesquisa: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação de Professores. Professora do quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná (SEED) a 21 anos.

Rodolfo Eduardo Vertuan, UTFPR - Universidade Tecnológica do estado do Paraná

Docente do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Too). Diretor da regional Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM-PR e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR. 

Publicado

2020-10-01

Cómo citar

Cararo, E. de F. F., & Vertuan, R. E. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: AN EXPERIENCE IN HIGH SCHOOL. Revista Dynamis, 26(2), 100–121. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p100-121

Número

Sección

Relatos de experiências