A QUÍMICA VERDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO BRASIL / GREEN CHEMISTRY AS A TEACHING AND LEARNING STRATEGY IN BRAZIL

Autores/as

  • Rafael Santos Nardotto Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Cornélio Procópio (PPGEN)
  • Marlize Spagolla Bernardelli UENP - CORNÉLIO PROCÓPIO (PPGEN) Profª. Drª. Marlize Spagolla Bernardelli, professora do programa Stricto Sensu Mestrado em Ensino PPGEN

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p173-186

Palabras clave:

Alternativa de ensino. Química Verde. Revisão Sistemática.

Resumen

Preocupações com tecnologia limpa e processos químicos serem ambientalmente benignos passaram a ser discutidos, assim esta ideia reverberou em empresas, governos e sociedade de consumo inclusive no ensino e aprendizagem de Química. Com o objetivo de analisar a produção científica referente ao ensino e estratégias para aprendizagem com o apoio no conceito de Química Verde (QV), foi proposta, uma Revisão Sistemática de Literatura de Kitchenham et al.; Pai et al. (2004), no período de 2002 a 2018 A pesquisa na plataforma Sucupira, em títulos de língua portuguesa, foram reportados 942 trabalhos em revistas e 181 nos periódicos CAPES. Contudo, mesmo ampliando-se a busca à outras línguas obtiveram-se total de 22 trabalhos relevantes. Desse modo, entender o porquê destes resultados e propor encaminhamentos futuros, desenvolver novas sequências didáticas a fim de auxiliar o árduo trabalho do professor e de propor expectativas significativas de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Santos Nardotto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Cornélio Procópio (PPGEN)

Departamento de LABORATÓRIOS DIDÁTICOS E DOCENCIA

Marlize Spagolla Bernardelli, UENP - CORNÉLIO PROCÓPIO (PPGEN) Profª. Drª. Marlize Spagolla Bernardelli, professora do programa Stricto Sensu Mestrado em Ensino PPGEN

 http://lattes.cnpq.br/4262409170057795

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Especialista em Metodologia e Didática de Ensino IEPE. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável I pelo IEPE. Mestre em Educação UENP- FAFICOP. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina UEL. Docente e Pesquisadora da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus de Cornélio Procópio, atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Nardotto, R. S., & Bernardelli, M. S. (2019). A QUÍMICA VERDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO BRASIL / GREEN CHEMISTRY AS A TEACHING AND LEARNING STRATEGY IN BRAZIL. Revista Dynamis, 25(2), 173–186. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p173-186