O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS / THE TEACHING OF MATHEMATICS THROUGH PROJECTS

Autores/as

  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Cleiton Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p116-131

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Ensino por projetos, Atividades Didáticas

Resumen

As dificuldades do ensino da matemática são conhecidas por toda a comunidade acadêmica. A busca por soluções instiga a comunidade cientifica e orienta diversos trabalhos de pesquisa. Neste contexto este trabalho relata aplicações de atividades práticas com situações problemas vivenciados pelos alunos, que proporciona a busca por soluções e permite transitar entre a teoria e a prática, demonstrando a importância do estudo da matemática. O objetivo é descrever um conjunto de atividades didáticas desenvolvidas em turno inverso ao regular (turno integral) nos anos de 2017 e 2018, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que podem ser uma alternativa a aplicação de conteúdos matemáticos. O conjunto de estratégias didáticas desenvolvidas em forma de pequenos projetos de pesquisa tornaram os conteúdos de matemática mais atraentes e motivadores para os alunos e professores. Permitindo a iniciação científica e tornando a aprendizagem mais significativa, dinâmico e agradável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vaneza De Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Matemática, Educação em Ciências - Ensino de Matemática

Cleiton Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Meteorologia

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Tibulo, V. D. C., Tibulo, C., & Santarosa, M. C. P. (2020). O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS / THE TEACHING OF MATHEMATICS THROUGH PROJECTS. Revista Dynamis, 26(1), 116–131. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p116-131