REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES / REPRESENTATION OF BIOLOGY PICTURES TO BLIND STUDENTS: INVESTIGATING POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p77-95Palabras clave:
Ensino de biologia, estudantes cegos, imagens, ENEM, adaptação de figuras.Resumen
Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as potenciais dificuldades encontradas pelos estudantes cegos para realizar as questões do ENEM (INEP) de biologia que contém figuras em sua estrutura e as possibilidades de adaptação dessas para esses estudantes. Com base em análise documental, constatou-se que figuras estão presentes em grande parte das questões de biologia do ENEM. Essas questões foram analisadas por professores especialistas de diferentes áreas do conhecimento biológico e foi constatado que as figuras, na maioria das vezes, têm um papel imprescindível no entendimento e resolução das questões. Desta maneira, foram propostos dois métodos para a adaptação das figuras em alto relevo para serem utilizadas em aulas e provas. O teste do produto foi realizado de forma qualitativa com profissionais e estudantes cegos e com professores que trabalham com deficientes visuais Os resultados mostram que o produto desenvolvido é viável e pode ser melhorado visando testes futuros.
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