REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES / REPRESENTATION OF BIOLOGY PICTURES TO BLIND STUDENTS: INVESTIGATING POSSIBILITIES

Autores/as

  • Adriana Gomes Dickman PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Amauri Carlos Ferreira PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Priscilla Guimarães Zanella Diniz FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p77-95

Palabras clave:

Ensino de biologia, estudantes cegos, imagens, ENEM, adaptação de figuras.

Resumen

Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as potenciais dificuldades encontradas pelos estudantes cegos para realizar as questões do ENEM (INEP) de biologia que contém figuras em sua estrutura e as possibilidades de adaptação dessas para esses estudantes. Com base em análise documental, constatou-se que figuras estão presentes em grande parte das questões de biologia do ENEM. Essas questões foram analisadas por professores especialistas de diferentes áreas do conhecimento biológico e foi constatado que as figuras, na maioria das vezes, têm um papel imprescindível no entendimento e resolução das questões. Desta maneira, foram propostos dois métodos para a adaptação das figuras em alto relevo para serem utilizadas em aulas e provas. O teste do produto foi realizado de forma qualitativa com profissionais e estudantes cegos e com professores que trabalham com deficientes visuais Os resultados mostram que o produto desenvolvido é viável e pode ser melhorado visando testes futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Gomes Dickman, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado sanduíche em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e City University of New York (1996). Realizou estudos de pós-doutorado em Física Estatística na State University of New York em Stony Brook (1997) e na Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Amauri Carlos Ferreira, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).Pós doutorado em Educação pela UFMG(2009). Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Dickman, A. G., Ferreira, A. C., & Diniz, P. G. Z. (2019). REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES / REPRESENTATION OF BIOLOGY PICTURES TO BLIND STUDENTS: INVESTIGATING POSSIBILITIES. Revista Dynamis, 25(2), 77–95. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p77-95