A UTILIZAÇÃO DE CARTÕES TELEFÔNICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA / THE USE OF TELEPHONE CARDS IN SCIENCE TEACHING: PROPOSAL OF A DIDACTIC ACTIVITY

Autores/as

  • Lucas de Esquivel Dias Brandão Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela PUC Minas Mestre em Biologia de Vertebrados pela PUC Minas Professor de ciências na Escola Estadual Nila Faraj, em Vespasiano (MG). http://orcid.org/0000-0003-2777-9440
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p20-38

Palabras clave:

Mamíferos nos cartões telefônicos, Ensino de Biologia, Ensino de Zoologia.

Resumen

 Uma pesquisa investigativa foi realizada na homepage: https://colnect.com/en/phonecards para contabilizar as imagens de mamíferos presentes nos cartões telefônicos existentes nos Estados Brasileiros que compõem a região sudeste do Brasil. Um total de 76 cartões telefônicos de diferentes operadoras de telefonia e de diferentes anos foi encontrado, sendo que 26 deles continham a imagem de mamíferos. Objetivando utilizar esses dados no Ensino de Biologia, uma atividade contendo 10 questões foi elaborada, para alunos do Ensino Médio, abordando aspectos fisiológicos, morfológicos, comportamentais, ecológicos e alimentares. Espera-se que os professores de Biologia tenham acesso a essa atividade e que possam discutir com seus alunos algumas das características biológicas existentes nos mamíferos aqui apresentados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, RJ; Professor nível IV, Grau A, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação e Formação Humana da UEMG

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Brandão, L. de E. D., & Barros, M. D. M. de. (2020). A UTILIZAÇÃO DE CARTÕES TELEFÔNICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA / THE USE OF TELEPHONE CARDS IN SCIENCE TEACHING: PROPOSAL OF A DIDACTIC ACTIVITY. Revista Dynamis, 26(1), 20–38. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p20-38