AVALIAÇÃO NAS FEIRAS DE MATEMÁTICA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / EVALUATION IN MATHEMATICS FAIRS AS A PROCESS OF TEACHER FORMATION

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p18-38

Palabras clave:

Avaliação, Processo de Ensino e Aprendizagem, Feira Catarinense de Matemática, Formação de professores.

Resumen

Buscamos investigar as influências que o processo de avaliação das Feiras Catarinenses de Matemática (FM) exerce sobre a formação do docente orientador/avaliador, bem como a concepção de avaliação nas FM desses professores. Conduzimos a experiência com base nos preceitos da pesquisa qualitativa. A coleta de informações ocorreu por meio de análise documental e realização de questionário com 31 professores orientadores/avaliadores das FM. Para análise dos dados consideramos a Análise Textual Discursiva. Os resultados categorizados em tecnicista e crítico/reflexiva evidenciam que a maior parte dos orientadores/avaliadores apresentam uma epistemologia crítica em relação à avaliação e entendem o processo avaliativo nas FM como formativo e colaborativo e que provoca mudanças na prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fátima Peres Zago de Oliveira, Instituto Federal Catarinense

É doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC/2017); mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004); e, graduada em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990) e em Ciências pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina (1988). Professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense. Conhece as Feiras de Matemática desde a sua primeira edição (1985) e é coordenadora da comissão permanente das Feiras de Matemática. Atua na organização e na formação de professores de Feiras desde 1999 e participa da Comissão Permanente das Feiras de Matemática desde a sua constituição em 2001. Atua e pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e formação de professores, com os principais temas: educação matemática crítica, feiras de matemática, iniciação científica, CTS, ciência e tecnologia e processo civilizatório. 

Paula Andrea Grawieski Civiero, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ensino de Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática - Universidade do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Graduada em Ciências, habilitação plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras ( FAFI). Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Rio do Sul. Atua nas disciplinas de matemática do Ensino Médio e no Curso de Licenciatura em Matemática e cursos de Formação Continuada de Professores.  Membro da Comissão Permanente das Feiras de Matemática. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do IFC. Linhas de pesquisa: Formação de Professores; Educação Matemática Crítica e Educação Científica e Tecnológica.

Lucas Leite Guerra, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Graduando em Licentura em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense (IFC. Possui ensino-medio-segundo-graupela E.E.E. Jayme Almeida Paiva(2011). Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Mecânica. 

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

de Oliveira, F. P. Z., Civiero, P. A. G., & Guerra, L. L. (2019). AVALIAÇÃO NAS FEIRAS DE MATEMÁTICA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / EVALUATION IN MATHEMATICS FAIRS AS A PROCESS OF TEACHER FORMATION. Revista Dynamis, 25(2), 18–38. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p18-38