A MODELAGEM MATEMÁTICA IMPLÍCITA EM PESQUISAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL / IMPLIED MATHEMATICAL MODELING IN BRAZILIAN RESEARCHS THAT APPROACH EDUCATION AND LEARNING OF INTEGRAL DIFFERENTIAL CALCULATION

Autores/as

  • Jefferson Dantas Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS
  • Zulma Elizabete Madruga Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p137-151

Palabras clave:

Modelagem implícita. Modelagem Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Mapeamento.

Resumen

Este artigo apresenta recorte de uma pesquisa, e tem como objetivo evidenciar e analisar pesquisas que utilizam a modelagem matemática de forma implícita para o ensino e para a aprendizagem do cálculo diferencial e integral (CDI). Como abordagem metodológica, se utilizou os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir da seleção de 10 pesquisas publicadas em três bancos de dados de acesso publico denominados: CAPES, Google Acadêmico e Revistas de Qualis A1 a B2. Para a análise, estabeleceram-se inicialmente duas categorias a priori: a) contexto da pesquisa; b) referencial teórico; e uma categoria emergente: c) modelagem implícita. O estudo permitiu identificar a relevância da utilização de procedimentos metodológicos como a Modelagem Matemática no ensino e na aprendizagem da disciplina de Cálculo diferencial e integral. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Dantas Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS

Doutorando em Ensino de ciencias e matemática pela PUC-RS, Mestre em Educação Matemática pela UESC, Graduado em Matemática pela UESC.

Zulma Elizabete Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Doutora pela  Universidade Estadual de Santa Cruz, Doutora em Ensino em Ciências e Matemática pela PUC-RS, Mestre em Ensino em Ciências e Matemática pela PUC-RS, Graduada em Matemática pela PUC-RS.

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Oliveira, J. D., & Madruga, Z. E. (2019). A MODELAGEM MATEMÁTICA IMPLÍCITA EM PESQUISAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL / IMPLIED MATHEMATICAL MODELING IN BRAZILIAN RESEARCHS THAT APPROACH EDUCATION AND LEARNING OF INTEGRAL DIFFERENTIAL CALCULATION. Revista Dynamis, 25(2), 137–151. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p137-151