REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES PARTICIPANTES DO PDE: O QUE SE REVELA? / RECORDS OF SEMIOTIC REPRESENTATION AND MATHEMATICAL RESEARCH ACTIVITIES EMPLOYED AND REPORTED BY TEACHERS PARTICIPATING IN THE PDE: WHAT IS REVEALED?

Autores/as

  • Paulo Wichnoski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tânia Stella Bassoi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p56-76

Palabras clave:

Didática da Matemática, Investigação Matemática, Registros de Representação Semiótica.

Resumen

De natureza qualitativa, a pesquisa possui o objetivo de compreender o que se revela sobre a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e atividades de Investigação Matemática, empreendidas e relatadas por professores participantes do PDE. Articulados em três categorias os dados revelaram generalidades sobre os registros semióticos mobilizados; sobre as coordenações das representações dos objetos e sobre a congruência e a não congruência semântica. As atividades desenvolvidas em face das tarefas investigativas se mostraram mais auspiciosas à mobilização da representação dos objetos matemáticos nos diferentes Registros de Representação Semiótica do que as atividades desenvolvidas em face das tarefas exploratórias e; contribuíram para desenvolver a forma operatória e predicativa do conhecimento. Isso sinaliza para o cuidado de não limitar a mobilização de alguns registros em face das tarefas ou da postura do professor em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino, PPGEn, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor colaborador da Universidade Federal do Paraná.

Tânia Stella Bassoi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). É professora associada do colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do programa de pós Graduação em Ensino, do campus de Foz do Iguaçu e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática do campus de Cascavel. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática,ensino de Matemática e formação de professores. Faz parte de grupo de pesquisa Formação de professores em Ciências e Matemática.

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Wichnoski, P., & Bassoi, T. S. (2019). REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES PARTICIPANTES DO PDE: O QUE SE REVELA? / RECORDS OF SEMIOTIC REPRESENTATION AND MATHEMATICAL RESEARCH ACTIVITIES EMPLOYED AND REPORTED BY TEACHERS PARTICIPATING IN THE PDE: WHAT IS REVEALED?. Revista Dynamis, 25(2), 56–76. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p56-76