REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217

Palabras clave:

Formação de professores, Educação Matemática, Anos iniciais, Calculadora

Resumen

O presente relato tem como objetivo principal refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa participante, com a interação entre pesquisadores e membros da situação a investigar. O percurso de estudo foi desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário, com o intuito de conhecer a opinião dos professores de matemática do 4º e do 5º ano do ensino fundamental; e atividades diversas envolvendo a calculadora. A partir dessa experiência foi possível evidenciar que a utilização da calculadora em sala de aula favorece a elaboração de conjecturas, investigações, validações e o estabelecimento de caminhos lógicos na resolução de problemas, ações que contribuem para desenvolver o pensamento matemático dos aprendizes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a calculadora seja um recurso acessível e conhecido por muitos professores, sua utilização nas práticas escolares tem sido pouco explorada. Concluiu-se que pode ser proposto em sala de aula o uso da calculadora, pois é um importante recurso que, aliado às intervenções do professor, pode ajudar no processo de aprendizagem da matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Conceição Aparecida Cruz Longo, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991). Mestre em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Possuo especialização nas áreas de: Matemática para o Ensino Fundamental e Médio, Educação Matemática e Matemática para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental todos pela UNICAMP e em Modelagem Matemática pela PUCCamp. Atualmente atuo como professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e professora da pós graduação. Aposentada da Prefeitura Municipal de Paulínia (SP) e atuo em programas de formação de professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Participo do GEPRAEM (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus de Sorocaba e do GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos/nos Anos Iniciais) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA).

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2019-05-29

Cómo citar

Longo, C. A. C., & Tinti, D. da S. (2019). REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS. Revista Dynamis, 25(1), 196–217. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217

Número

Sección

Relatos de experiências