REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217

Keywords:

Formação de professores, Educação Matemática, Anos iniciais, Calculadora

Abstract

O presente relato tem como objetivo principal refletir sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo do tipo pesquisa participante, com a interação entre pesquisadores e membros da situação a investigar. O percurso de estudo foi desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário, com o intuito de conhecer a opinião dos professores de matemática do 4º e do 5º ano do ensino fundamental; e atividades diversas envolvendo a calculadora. A partir dessa experiência foi possível evidenciar que a utilização da calculadora em sala de aula favorece a elaboração de conjecturas, investigações, validações e o estabelecimento de caminhos lógicos na resolução de problemas, ações que contribuem para desenvolver o pensamento matemático dos aprendizes. Além disso, é importante ressaltar que, embora a calculadora seja um recurso acessível e conhecido por muitos professores, sua utilização nas práticas escolares tem sido pouco explorada. Concluiu-se que pode ser proposto em sala de aula o uso da calculadora, pois é um importante recurso que, aliado às intervenções do professor, pode ajudar no processo de aprendizagem da matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Conceição Aparecida Cruz Longo, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1991). Mestre em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). Possuo especialização nas áreas de: Matemática para o Ensino Fundamental e Médio, Educação Matemática e Matemática para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental todos pela UNICAMP e em Modelagem Matemática pela PUCCamp. Atualmente atuo como professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e professora da pós graduação. Aposentada da Prefeitura Municipal de Paulínia (SP) e atuo em programas de formação de professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Participo do GEPRAEM (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus de Sorocaba e do GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática dos/nos Anos Iniciais) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA).

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Published

2019-05-29

How to Cite

Longo, C. A. C., & Tinti, D. da S. (2019). REFLETINDO SOBRE OS CONTRIBUTOS DA CALCULADORA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA / REFLECTING ABOUT CALCULATOR CONTRIBUTIONS FROM A TRAINING EXPERIENCE WITH PROFESSORS WHO TEACH MATHEMATICS. Revista Dynamis, 25(1), 196–217. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p196-217

Issue

Section

Relatos de experiências