ESTUDO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O CONCEITO DE VARIABILIDADE ESTATÍSTICA:UTILIZANDO 'PAPEL E LÁPIS' E O SOFTWARE 'R'”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p20-41

Palabras clave:

Ensino de Estatística, Variabilidade, Propostas Didáticas, Educação Superior.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o entendimento de alunos da Educação Superior do conceito de variabilidade estatística utilizando a representação gráfica das distribuições de frequência e dos conceitos das medidas de tendência central e de dispersão. Foram utilizadas duas metodologias de ensino (“utilizando papel milimetrado e lápis” e “utilizando o software R”) em sequências didáticas para a apresentação dos conceitos básicos introdutórios de medidas que são necessárias para melhor entendimento da distribuição de frequência. Verificou-se que o uso do software foi aceito pelos participantes e que também é importante considerar o uso do papel e lápis na construção dos gráficos. Ao realizar comparações de dois ou mais conjuntos de dados e examinar seus gráficos na mesma escala permitiu especular de que forma esta variação explica os dados. O grau de compreensão dos participantes sobre a variabilidade convergiu para a maneira pela qual perceberam a distribuição de dados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática – PEHCM Universidade Federal do ABC - UFABC

Pós-Doutorado em Educação

Flávia Helena Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

Oliveira Júnior, A. P. de, & Pereira, F. H. (2018). ESTUDO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O CONCEITO DE VARIABILIDADE ESTATÍSTICA:UTILIZANDO ’PAPEL E LÁPIS’ E O SOFTWARE ’R’”. Revista Dynamis, 24(1), 20–41. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p20-41