PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores/as

  • Cleiton Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p94-115

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Práticas Escolares, Atividades Didáticas.

Resumen

A disciplina de Matemática nas escolas tem se tornado uma grande preocupação para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, pais e professores. O grau de dificuldade apresentado pelos alunos, bem como sua desmotivação, tem promovido a evasão escolar, ou aprendizagens mecânicas. Em termos cognitivos, este tipo de aprendizagem não resulta em atribuição de significados por parte dos alunos, além de não ficar retido na estrutura cognitiva por muito tempo. Diante deste contexto é apresentado neste trabalho um conjunto de atividades didáticas que vem auxiliado no ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática na Seção de Apoio Pedagógico do Colégio Militar de Santa Maria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleiton Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Meteorologia - UFSM

Vaneza De Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFSM

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

Tibulo, C., Tibulo, V. D. C., & Santarosa, M. C. P. (2018). PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Revista Dynamis, 24(1), 94–115. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p94-115