PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÃTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÃTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÃTICOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p94-115Palabras clave:
Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Práticas Escolares, Atividades Didáticas.Resumen
A disciplina de Matemática nas escolas tem se tornado uma grande preocupação para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, pais e professores. O grau de dificuldade apresentado pelos alunos, bem como sua desmotivação, tem promovido a evasão escolar, ou aprendizagens mecânicas. Em termos cognitivos, este tipo de aprendizagem não resulta em atribuição de significados por parte dos alunos, além de não ficar retido na estrutura cognitiva por muito tempo. Diante deste contexto é apresentado neste trabalho um conjunto de atividades didáticas que vem auxiliado no ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática na Seção de Apoio Pedagógico do Colégio Militar de Santa Maria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.