A Física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes

Autores/as

  • Edio da Costa Junior Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p%25p

Palabras clave:

interdisciplinaridade, educação profissional e tecnológica, percepção dos estudantes, pesquisa quantitativa

Resumen

Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).

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Biografía del autor/a

Edio da Costa Junior, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFMG - Campus Ouro Preto.

Publicado

2018-05-24

Cómo citar

da Costa Junior, E. (2018). A Física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Revista Dynamis, 23(1). https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p%p