PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Rosilene Inês König Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Camila Haefliger Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p77-93

Palabras clave:

Modelagem Matemática. Ensino Médio Politécnico. Água.

Resumen

Este relato objetiva apresentar resultados oriundos de uma  atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com alunos do 1º ano do E. M. O planejamento ocorreu entre uma professora de Matemática, integrantes da Pesquisa Tendências no Ensino e bolsistas. O grupo se reuniu durante dois meses. A prática de Modelagem Matemática foi planejada à luz dos passos de Burak e Aragão (2012). O papel da professora titular foi o de mediadora. Os resultados apontam que nem todos os alunos conseguiram realizar registros matemáticos. Entretanto, puderam-se observar tabelas, maquetes, gráficos, quadros e uma equação expressa. A prática revelou o quanto a exploração contribuiu no entendimento de aspectos relacionados à água. Os alunos afirmaram que foi relevante aprender matemática de forma contextualizada e que foram corresponsáveis pela sua aprendizagem. Ainda aludiram que desenvolveram a capacidade de colaborar com os colegas, trabalhando em pequenos grupos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Italo Gabriel Neide, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutor em Física

Wolmir José Böckel, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutor em Química

Rosilene Inês König, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas

Camila Haefliger, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Graduanda em Engenharia Civil

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutora em Informática na Educação

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

Neide, I. G., Böckel, W. J., König, R. I., Haefliger, C., & Hepp Rehfeldt, M. J. (2018). PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, 24(1), 77–93. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p77-93

Número

Sección

Relatos de experiências