ATIVIDADES DE ENSINO REALIZADAS NO MUSEU DE HISTÓRIA DO PANTANAL/MUHPAN E QUESTÕES INDÍGENAS

Autores/as

  • Ketylen Karyne Santos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7005-849X

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p39-53

Palabras clave:

Museu, Indígena, Pantanal, História.

Resumen

O presente estudo tem por finalidade refletir sobre as atividades educativas realizadas pelo Museu de História do Pantanal/ Muhpan, com ênfase para as atividades de ensino e cultura indígena. Assim, inicialmente são apresentadas discussões relativas às funções sociais dos museus e o que se entende por educação não-formal. Em seguida apresenta-se o histórico do Muhpan, como encontra-se organizado o seu circuito expositivo, com ênfase para informações sobre cultura indígena e atividades educativas realizadas pelo referido museu. Os resultados sugerem que o Muhpan deve ser visto como um portador de estratégias discursivas, transmissor de um conhecimento geral e não aprofundado da história indígena, porém o conhecimento transmitido no referido museu é capaz de servir de referência para a construção de novos saberes. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ketylen Karyne Santos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Graduada em História pela UFMS, Professora da Rede Estadual de Ensino de MS. Bolsista CAPES.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE) 

Publicado

2018-04-12

Cómo citar

Santos da Silva, K. K., & Peres Gonçalves, J. (2018). ATIVIDADES DE ENSINO REALIZADAS NO MUSEU DE HISTÓRIA DO PANTANAL/MUHPAN E QUESTÕES INDÍGENAS. Revista Dynamis, 23(2), 39–53. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p39-53

Número

Sección

Artigos