INVESTIGANDO O SISTEMA URINÃRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO SABERES PARA A VIDA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p18-34Palabras clave:
Ensino de Ciências. Investigação. Sistema Urinário.Resumen
Levando em consideração o Ensino de Ciências por Investigação, esse artigo objetivou observar e analisar a construção do conhecimento escolar do sistema urinário a partir do conhecimento científico. Ancorado na metodologia da pesquisa-ação, tratou-se de um estudo de intervenção pedagógica sobre a funcionalidade do sistema urinário. O público alvo era constituído por 36 educandos, do 4º. ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal de São Gonçalo do Amarante (RN), no segundo semestre de 2015. Como resultados por um lado, oportunizou-se uma maior reflexibilidade sobre a docência. Por outro, propiciou-se aos educandos serem sujeitos do processo, compreendendo que os conhecimentos escolares a partir dos conhecimentos científicos são saberes para além da escola, são saberes para a vida.
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