HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21

Palabras clave:

História da Matemática, Educação Profissional, Livro-Texto, Álgebra de Boole, Leis de Kirchoff.

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada à História da Matemática que analisou como os livros-texto  de Eletrônica Digital e de Circuitos de Corrente Contínua abordam elementos históricos relacionados à Álgebra de Boole e às Leis de Kirchhoff, respectivamente. As obras analisadas pertencem ao acervo da biblioteca da nossa instituição e são utilizadas como referências nas disciplinas do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio. No que tange ao aspecto metodológico, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, selecionando para análise os livros mais acessados pelos estudantes em cada disciplina. Verificamos que a maioria dos exemplares analisados não apresenta adequadamente a história. Como acreditamos que a formação profissional deve compreender conhecimentos técnicos e científicos em sua historicidade, concluímos que seria importante investigar as possibilidades da História da Ciência para o ensino da técnica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-01-28

Cómo citar

Sá, L. C. e, Sá, F. B. de, Polonini, G. T., & Soares, J. de S. (2018). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA. Revista Dynamis, 23(1), 6–21. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21