HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21Palabras clave:
História da Matemática, Educação Profissional, Livro-Texto, Ãlgebra de Boole, Leis de Kirchoff.Resumen
Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada à História da Matemática que analisou como os livros-texto de Eletrônica Digital e de Circuitos de Corrente Contínua abordam elementos históricos relacionados à Álgebra de Boole e às Leis de Kirchhoff, respectivamente. As obras analisadas pertencem ao acervo da biblioteca da nossa instituição e são utilizadas como referências nas disciplinas do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio. No que tange ao aspecto metodológico, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, selecionando para análise os livros mais acessados pelos estudantes em cada disciplina. Verificamos que a maioria dos exemplares analisados não apresenta adequadamente a história. Como acreditamos que a formação profissional deve compreender conhecimentos técnicos e científicos em sua historicidade, concluímos que seria importante investigar as possibilidades da História da Ciência para o ensino da técnica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-01-28
Cómo citar
Sá, L. C. e, Sá, F. B. de, Polonini, G. T., & Soares, J. de S. (2018). HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS-TEXTO DE ELETRÔNICA DIGITAL E DE CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA. Revista Dynamis, 23(1), 6–21. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p6-21
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.