GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME OSMOSE JONES

Autores/as

  • Mônica Santos Cruz Professora da Escola Estadual Maria Carolina Campos (SEE-MG) e da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (PMBH). Aluna do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC Minas
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p35-51

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Ensino do Corpo Humano.

Resumen

O tema “Ser humano e saúde” é um dos eixos centrais para a educação em ciências no ensino fundamental, determinado nos PCNs (1998). Contudo, no ensino deste tema, o professor encontra várias dificuldades uma vez que tem que lidar com muitos conceitos de difícil assimilação por parte dos alunos. O uso de recursos didáticos variados pode ser um auxílio para que o professor consiga trabalhar um pouco melhor este tema, além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. A proposta aqui é relatar a construção de um recurso pedagógico, chamado Guia do Educador a partir do filme Osmose Jones – uma aventura radical pelo corpo humano. Foram discriminadas atividades que o professor pode dispor em suas aulas diárias, como recursos complementares, tornando mais atraente o ensino e facilitando o estudo e conhecimento do corpo humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Santos Cruz, Professora da Escola Estadual Maria Carolina Campos (SEE-MG) e da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (PMBH). Aluna do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC Minas

Professora da Escola Estadual Maria Carolina Campos (SEE-MG) e da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (PMBH)Aluna do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC Minas

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Cruz, M. S., & Barros, M. D. M. de. (2016). GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME OSMOSE JONES. Revista Dynamis, 22(2), 35–51. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p35-51

Número

Sección

Artigos