DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Tiago Venturi UDESC e PPGCT UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p72-84

Resumen

Este artigo teórico discute a problemática que envolve o ensino-aprendizagem da Educação em Saúde no Ensino de Ciências. Atualmente a Educação em Saúde é desenvolvida na escola visando a mudança de comportamento dos alunos após passarem por processos de ensinoaprendizagem, objetivos estes, muitas vezes, tributários de enfoques ultrapassados e oriundos de áreas não educacionais. Sendo assim, este estudo tem o objetivo de analisar e discutir a impossibilidade de alcançar tais objetivos. Para tanto, busca-se argumentos e fundamentos nos perfis conceituais (Mortimer) e perfis espitemológicos (Bachelard), modelos cognitivos que explicam a aprendizagem, a forma de compreensão e ação dos alunos, integrando o contexto neste processo. Como contribuições para a área, traz-se proposições para dos objetivos para a Educação em Saúde no Ensino de Ciências.[...].

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Biografía del autor/a

Tiago Venturi, UDESC e PPGCT UFSC

Doutorando do PPGCT UFSC e atua na UDESC

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Venturi, T. (2015). DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 21(1), 72–84. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p72-84

Número

Sección

Artigos