EFEITOS DE COLONIALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR–LESTE

Autores/as

  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandro Tomaz Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p3-14

Palabras clave:

Transnacionalização do Currículo. Descolonização do saber/poder. Epistemologias do Sul

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar na literatura e nos documentos nacionais do Timor-Leste, aspectos referentes ao contexto histórico da construção curricular do Ensino Secundário Geral e ainda realizar algumas reflexões sobre a implantação do mesmo. Adotamos nesse trabalho, alguns referenciais teóricos baseados nas teorias do currículo, colonialidade e outros estudos latino-americanos que relacionam ciência, tecnologia e sociedade e teorias dos discursos para refletir e discutir a construção curricular do ESG. Os resultados sinalizam que construção desse currículo se deu principalmente por instituições portuguesas responsáveis e teve pouca participação dos timorenses, caracterizando uma construção curricular de cima para baixo. A partir disso, conclui-se a necessidade de aprofundar no contexto timorense aspectos da transnacionalização do currículo e estudos de descolonização do saber, para que possamos construir saídas mais emancipadoras. 

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Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Cassiani, S., & Barbosa, A. T. (2015). EFEITOS DE COLONIALIDADE NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM TIMOR–LESTE. Revista Dynamis, 21(1), 3–14. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p3-14

Número

Sección

Artigos