A construção dos saberes escolares a partir da aula passeio

Autores/as

  • Kátia Girardi Dallabona Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM/FURB
  • Edson Schroeder Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM/FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p3-19

Palabras clave:

Aula Passeio, Ensino, Sequência Didática

Resumen

O artigo tem por objetivo principal apresentar uma análise sobre a importância da aula passeio na construção do conhecimento científico para o estudo das formigas, a partir de uma pesquisa-ação que aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Timbó/SC. Os sujeitos foram 20 crianças cursando o segundo ano do ensino fundamental e a professora regente. Para a coleta de dados utilizou-se registro no diário de planejamento, diálogos obtidos através de gravações, fotos e as produções escolares das crianças. Com o intuito de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os processos de construção dos saberes escolares pelas crianças, utilizamos Vigotski como principal aporte teórico para as reflexões. O uso da Sequência Didática, baseada na aula passeio, possibilitou que as crianças se tornassem mais interessadas pelo estudo, aspecto que contribuiu diretamente sobre a aprendizagem e o desenvolvimento, possibilitando a autonomia na construção do conhecimento científico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-05-08

Cómo citar

Dallabona, K. G., & Schroeder, E. (2014). A construção dos saberes escolares a partir da aula passeio. Revista Dynamis, 19(2), 3–19. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p3-19