A construção dos saberes escolares a partir da aula passeio
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p3-19Keywords:
Aula Passeio, Ensino, Sequência DidáticaAbstract
O artigo tem por objetivo principal apresentar uma análise sobre a importância da aula passeio na construção do conhecimento científico para o estudo das formigas, a partir de uma pesquisa-ação que aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Timbó/SC. Os sujeitos foram 20 crianças cursando o segundo ano do ensino fundamental e a professora regente. Para a coleta de dados utilizou-se registro no diário de planejamento, diálogos obtidos através de gravações, fotos e as produções escolares das crianças. Com o intuito de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os processos de construção dos saberes escolares pelas crianças, utilizamos Vigotski como principal aporte teórico para as reflexões. O uso da Sequência Didática, baseada na aula passeio, possibilitou que as crianças se tornassem mais interessadas pelo estudo, aspecto que contribuiu diretamente sobre a aprendizagem e o desenvolvimento, possibilitando a autonomia na construção do conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.