Análise da tranposição didática de um material de Ciências da Natureza elaborado para um curso de Pedagogia a Distância
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p35-48Palabras clave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Conceitos da Física, Transposição Didática, Educação a Distância.Resumen
http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p35-48
Neste estudo, a luz do conceito de Transposição Didática (TD), proposto por Chevallard (1991), apresentamos resultados da análise de dados obtidos a partir de textos extraídos do material didático da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, integrante do currículo do curso de Pedagogia a Distância de uma Universidade Brasileira. Identificamos e avaliamos conteúdos referentes à Teoria do “Big Bang” e as noções sobre Espaço e Tempo para, em seguida, analisar como se estabelecem os processos de TD nos textos em que estes tópicos estão presentes. Dentre as contribuições por nós aspiradas, com este estudo, estão: (1) reflexões sobre a formação inicial de professores, com destaque aos cursos na modalidade a distância; (2) e instigar no processo de produção de materiais didáticos, um olhar epistemológico que conduza a didáticas que favoreçam os processos de ensino aprendizagem, bem como a qualidade destes.
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