Conhecimentos Prévios de Geometria Plana: estudo de caso com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
  • Ana Cristina Schirlo Secretaria de Educação do Estado do Paraná – acschirlo@seed.pr.gov.br

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p58-68

Palabras clave:

Geometria Plana, Conhecimentos Prévios, Ensino.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso, de cunho qualitativo, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, cujos sujeitos foram 34 (trinta e quatro) estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Cabe salientar, que esses sujeitos responderam um questionário elaborado com o intuito de diagnosticar alguns conhecimentos prévios relacionados ao conteúdo matemático de Geometria Plana que esses estudantes apresentavam ao ingressarem no sexto ano do Ensino Fundamental. Os dados analisados permitem concluir que, quando o conhecimento do conteúdo de Geometria Plana se fazia presente na estrutura cognitiva dos sujeitos, eram conhecimentos iniciais, os quais servirão aportes para novos conhecimentos científicos do conteúdo matemático de Geometria Plana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência dos Materiais (Instituto de Física, Instituto de Quimica e Escola de Engenharia Metalurgica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003)

Ana Cristina Schirlo, Secretaria de Educação do Estado do Paraná – acschirlo@seed.pr.gov.br

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR/PG, 2009), graduada em Matemática(UEPG, 1997), professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na área de Matemática e Física, monitora do PIC da OBMEP e professora-formadora da UAB.

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

da Silva, S. de C. R., & Schirlo, A. C. (2013). Conhecimentos Prévios de Geometria Plana: estudo de caso com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Dynamis, 19(1), 58–68. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p58-68

Número

Sección

Relatos de experiências