O Ensino na graduação: oficinas do conhecimento

Autores/as

  • Norberto Tamborlin Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd
  • Cristian von der Hayde Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd
  • Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p49-62

Palabras clave:

Inteligências Múltiplas, Ensino de Administração, Aprendizagem.

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p49-62

O aumento da competitividade entre as Instituições de Ensino Superior (IES) tem provocado uma acirrada concorrência. Assim, não somente o preço, mas também, e principalmente a qualidade do ensino oferecido, tem norteado estas instituições. Assim, o objetivo desta pesquisa foi propor um conjunto de oficinas que poderão acrescentar mais conhecimento aos alunos, além daqueles apresentados de maneira formal nas suas respectivas grades curriculares. Desta forma surgiu a questão de pesquisa: como as oficinas do conhecimento podem contribuir para um melhor preparo dos alunos para suas atividades acadêmicas? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo em uma Instituição de Ensino Superior, onde se buscou identificar quais as necessidades mais correntes dos alunos e propor uma série de oficinas para suprir estas necessidades. Assim, a pesquisa demonstrou que os alunos sentem a necessidade de atividades que venham a complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Norberto Tamborlin, Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd

Possui graduação em Administração pela Universidade regional de Blumenau (1993). É especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade Regional de Blumenau (1994), profissional com 28 anos de experiência em diversas empresas de porte nas áreas de produção e qualidade. É avaliador ad hoc do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração da produção, atuando principalmente nos seguintes temas: principalmente Gestão Organizacional, melhoria de processo, qualidade, produtividade, 5S, atendimento ao cliente, é auditor para ISO 9000. Autor de vários livros e artigos. Consultor para implantação da metodologia BAV (Balanced Added Value). Mestrando em Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Cristian von der Hayde, Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd

Graduado em Turismo e Lazer pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi pesquisador PIBIC/CNPQ na graduação. Atualmente é mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) na Universidade Regional de Blumenau (FURB), sendo bolsista da CAPES.

Oscar Dalfovo, Universidade Regional de Blumenau - FURB Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd

Coordenador do programa de Pós Graduação em Administração;
Professor e Pesquisador - Programa de Pós-Graduacão em Administração;
Departamento de Sistemas e Computação / Administração.


Formado em Ciências da Computação, Pós-Graduação com especialização em Organização Sistemas e Métodos, Mestre em Administração de Negócios, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor em Instituição de Ensino Superior. Consultor na área de Sistemas de Informação, Administração, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano de Negócios e Gestão do Conhecimento. Anteriormente, trabalhou por vários anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Informação. É autor de vários artigos, capítulos de livros, livros voltados para área de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência competitiva, Gestão de Negócios. É coordenador do laboratório de pesquisa científico e tecnológico no âmbito do Programa Temático em Sistemas de Informação. É Pesquisador / Consultor "Ad hoc" CNPq / FAPESC / MEC-INEP.

Publicado

2012-12-22

Cómo citar

Tamborlin, N., von der Hayde, C., & Dalfovo, O. (2012). O Ensino na graduação: oficinas do conhecimento. Revista Dynamis, 18(1), 49–62. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p49-62

Número

Sección

Artigos