ENSINO DE FÍSICA E METACOGNIÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FISICA EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12417

Resumen

O presente texto relata os achados da pesquisa qualitativa realizada no primeiro semestre de 2022, que teve por objetivo investigar como questionários metacognitivos associados à estratégia didática de Predizer, Interagir e Explicar (PIE) em atividades experimentais contextualizadas, podem contribuir para a aproximação dos aspectos teóricos e práticos vinculados ao componente curricular do Laboratório de Física III de um curso de Engenharia, em uma Universidade Federal do Sul do Brasil. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016), utilizando como referencial teórico os pressupostos do entendimento de metacognição no campo educacional. Os resultados demonstram que a intervenção didática mediada por ferramentas metacognitivas oportunizou ganhos atitudinais para os alunos, repercutindo em autonomia e uso de estratégias metacognitivas na resolução dos problemas propostos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Enio Jorge Lima, Universidade Federal do Pampa

Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade Federal do Pampa, licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade Educacional da Lapa e Técnico em Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM).

Pedro Fernando Teixeira Dorneles , Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa e membro permanente dos programas de pós-graduação em Ensino (Mestrado Acadêmico) e em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física - área de concentração Ensino de Física - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Publicado

2025-08-27

Cómo citar

Lima, C. E. J., Dorneles , P. F. T., & Rosa, C. T. W. da. (2025). ENSINO DE FÍSICA E METACOGNIÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FISICA EM CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12417. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12417