ESSA PUBLICIDADE MEXEU COM VOCÊ?”: EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR CRÍTICA A PARTIR DE COMPREENSÕES DE CRIANÇAS ANTE A PUBLICIDADES INFANTIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12411

Resumen

O presente artigo é um recorte de um estudo de Mestrado. Partindo da reflexão de que o impacto da publicidade direcionada ao público infantil tem sido crescente na formação de desejos e em diálogo com preocupações da Educação Financeira Escolar, que visa ao consumo crítico,  propusemo-nos a analisar as influências de publicidades infantis em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Para tal objetivo, adotamos como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com base na análise de publicidades direcionadas ao público infantil. Os Resultados evidenciados revelam influências dos seguintes aspectos contidos na publicidade: interação da criança com o produto; discursos de outras crianças referentes ao produto; gatilhos da imaginação; construção de valor simbólico; a prática do unboxing. Concluímos que a publicidade infantil  influencia nas construções de identidades e hábitos de consumo. Torna-se, assim, urgente a criação de políticas regulatórias e ações educativas que abordem criticamente o consumo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelma Gomes Mendes, UFPE

Mestra em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Recife e Ipojuca/ PE

Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Gomes Mendes, J., & Azevedo dos Santos Pessoa, C. (2025). ESSA PUBLICIDADE MEXEU COM VOCÊ?”: EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR CRÍTICA A PARTIR DE COMPREENSÕES DE CRIANÇAS ANTE A PUBLICIDADES INFANTIS. Revista Dynamis, 31(1), e12411. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12411