PROPOSTAS DE MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS ATRELADAS AOS SABERES MATEMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12406Resumen
A musicalização nos anos iniciais do ensino fundamental pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento do raciocínio lógico e na aprendizagem da Matemática. Neste sentido, este estudo teve como objetivo delinear sugestões de atividades de musicalização para o ensino de Matemática nos anos iniciais, tomando como base três eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Números, Álgebra e Geometria. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório. Os resultados obtidos foram favoráveis com o que foi pretendido desde as ideias primárias da pesquisa, comprovando, por meio de vivências práticas de musicalização e do conjunto teórico acessado que a presença da Matemática pode ser facilmente percebida em experiências que envolvem musicalização e que essa abordagem interdisciplinar torna o aprendizado mais envolvente, estimula a concentração e favorece a fixação de conceitos, especialmente para crianças que aprendem melhor por meio da experimentação e da sensibilidade auditiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.








Google Acadêmico