ESTATÍSTICA, LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12391

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar um processo de ensino aprendizagem de Estatística em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental em interlocução com livros de literatura infantil ou história em quadrinhos. A partir de uma metodologia participativa foram desenvolvidas duas intervenções de ensino em 4 turmas de escolas públicas do município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco. Sendo que duas turmas utilizaram literatura infantil e duas outras turmas utilizaram HQ. Essas intervenções envolviam a vivência dos estudantes em todas as fases do ciclo investigativo. Foi possível observar a facilidade de aprendizagem dos estudantes em relação aos conceitos estatísticos envolvidos em um ciclo investigativo, independente do recurso utilizado pelos estudantes. Porém, ressaltamos que o domínio conceitual e didático da professora, aliado a um adequado planejamento das aulas, foi fundamental para o ensino de Estatística através das fases do ciclo investigativo.

Palavras-chave: Educação Estatística. Letramento Estatístico. Ciclo Investigativo. Literatura Infantil. História em quadrinho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Izabela Cristina Bezerra da Silva, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE

Professora da Prefeitura da Cidade do Recife/Pernambuco

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), com pós doutorado na Universidad de Burgos/Espanha (2011) e na Université Laval/Canadá (2012). Professora da Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec. Pesquisa e orienta estudos na área de Educação Estatística relacionados ao ensino e a aprendizagem de professores e alunos. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref.

Published

2025-07-28

How to Cite

Silva, I. C. B. da, & Guimarães, G. L. (2025). ESTATÍSTICA, LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Revista Dynamis, 31(1), e12391. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12391