TRAJETÓRIAS DE MULHERES NA CIÊNCIA

REFLETINDO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12340

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência didática na disciplina de Ciências no 9° ano do Ensino Fundamental, que teve como tema norteador trajetórias e contribuições de mulheres cientistas, destacando também a interseccionalidade entre gênero e raça. A sequência didática foi dividida em três aulas. Na primeira aula, foi feita a discussão da história de Hedy Lamarr e do caso “Garotas da Rádio”. Na segunda, foi discutida a trajetória e as contribuições científicas de Marie Curie. Na terceira, foram produzidos cartazes sobre histórias de diferentes mulheres cientistas. Identificou-se falta de conhecimento dos estudantes a respeito do tema, mas, durante das aulas, foram reconhecidos aspectos importantes, como a falta de valorização das produções dessas mulheres e o movimento de resistência que travaram. Espera-se que, cada vez mais, as/os educadores construam diálogos sobre trajetórias de mulheres na ciência em sala de aula para que as meninas se reconheçam nas atividades científicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hemaise Antunes Modesto , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foi bolsista do Prograna de Educação Tutorial dos Cursos de Química da UFRN e monitora de Química Orgânica Experimental. Atua como pesquisadora de Iniciação Científica na área de ensino de química, tendo experiência na temática de ensino e aprendizagem de conceitos químicos. Atualmente, é pesquisadora na linha de Alfabetização Científica e Tecnológica.

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN (PPGECNM) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN (PPGECM). Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise.

Publicado

2025-05-07

Cómo citar

Antunes Modesto , H., & Nascimento, W. E. (2025). TRAJETÓRIAS DE MULHERES NA CIÊNCIA: REFLETINDO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12340. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12340

Número

Sección

Relatos de experiências