ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

  • Mayara Fagundes Sena da Silva Universidade Federal de Santa Maria - USFM
  • Fabiane Cristina Höpner Noguti UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12166

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de Livros Didáticos de Matemática, aprovados pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2020) para o Ensino Médio, quanto aos conceitos de Geometria Espacial, buscando verificar se as atividades propostas seguem a perspectiva metodológica de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. A pesquisa é de cunho qualitativo na forma de análise bibliográfica. A seleção dos livros didáticos levou em consideração os dados de escolha do Livro Didático das escolas do município de Caçapava do Sul – RS. Considerando a Geometria Espacial, a análise das atividades propostas nos livros permitiu categorizá-las em: identificação, cálculo, composição/decomposição, ampliação/redução e explicação. Percebeu-se que as categorias mais enfatizadas são identificação e cálculo, destacando indícios de um modelo de ensino tradicional. Atividades de composição/decomposição, bem como ampliação/redução essenciais ao desenvolvimento do pensamento geométrico foram pouco exploradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Fagundes Sena da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - USFM

Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Fabiane Cristina Höpner Noguti , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UFSM

Doutora em Educação Matemática (Unesp – Rio Claro/SP) e Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Fagundes Sena da Silva, M., & Cristina Höpner Noguti , F. (2025). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12166. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12166