A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores/as

  • Tiago Rodrigo Scheineider
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12037

Resumen

A pesquisa analisa a Educação Ambiental (EA) diante dos problemas ambientais causados pela exploração indiscriminada dos recursos naturais. O estudo revisou a presença da EA em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental, com base em 83 pesquisas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Destas, 29 foram selecionadas por tratarem da EA no currículo escolar, sendo analisadas conforme as macrotendências político-pedagógicas de Layrargues e Lima (2014). Cinco pesquisas se alinharam à macrotendência conservacionista, e 22 à crítica. A pesquisa conclui que, embora existam esforços para integrar a EA ao currículo, sua implementação ainda é limitada a soluções técnicas superficiais, restringindo uma compreensão crítica dos problemas ambientais. Isso evidencia a necessidade de transformações estruturais e sistêmicas para promover uma sustentabilidade ambiental genuína no contexto educacional brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Rodrigo Scheineider

Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

 

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS

Doutora em Educação nas Ciências

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Publicado

2024-11-05

Cómo citar

Scheineider, T. R., Uhmann, R. I. M., & Ayres dos Santos, R. (2024). A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e12037. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12037