A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12037Abstract
A pesquisa analisa a Educação Ambiental (EA) diante dos problemas ambientais causados pela exploração indiscriminada dos recursos naturais. O estudo revisou a presença da EA em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental, com base em 83 pesquisas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Destas, 29 foram selecionadas por tratarem da EA no currículo escolar, sendo analisadas conforme as macrotendências político-pedagógicas de Layrargues e Lima (2014). Cinco pesquisas se alinharam à macrotendência conservacionista, e 22 à crítica. A pesquisa conclui que, embora existam esforços para integrar a EA ao currículo, sua implementação ainda é limitada a soluções técnicas superficiais, restringindo uma compreensão crítica dos problemas ambientais. Isso evidencia a necessidade de transformações estruturais e sistêmicas para promover uma sustentabilidade ambiental genuína no contexto educacional brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.